LIXO que pode gerar empregos e rendas em Socorro
- compostesocorro
- 7 de abr. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 16 de abr. de 2022
Nosso maior desafio será implantar projetos que reaproveite as mais de 800 toneladas de resíduos que são mandados mensalmente para o aterro sanitário.

No gráfico acima, podemos ter uma noção do problema. A cor azul é referente a tudo que é destinado ao aterro, a cor amarela são os resíduos recicláveis que vão para à cooperativa e a cor laranja escuro é o que está sendo feito compostagem do material orgânico.
Em um estudo não oficial, das 800 toneladas geradas por mês, 60% é orgânico que poderia ser transformado em adubo, fertilizantes e fungicidas de alta qualidade e 100% natural, desta forma geraria muitos empregos e rendas a nossa comunidade e também haveria uma redução nos custos operacionais gastos pelo poder público. Um outro agravante, é que se for mantido o mesmo rítmo nosso aterro que foi projetado para 50 anos estará comprometido em apenas 6 anos. Isso acarretará uma grande despesa ao nosso município que terá que pagar mais de 100mil por cada tonelada enviados a outras localidades.
É de extrema urgência de projetos para reaproveitar todo esse desperdício garantindo uma vida mais longa ao nosso aterro.
Não podemos deixar de lembrar o grande impacto de poluição vindas deste materiais comprometendo nossa água, solo e ar além de impactar na saúde de nossa comunidade.








Comentários