Por que materiais que são 100% recicláveis enviados as cooperativas vão parar nos aterros?
- Lixo Zero Socorro
- 6 de mar. de 2024
- 2 min de leitura

O quê você sente quando você manda seus resíduos recicláveis para a cooperativa e acaba vendo esse material ser mandado para o aterro?
Bem... Isso é muito comum no Brasil. Muitos materiais que são 100% recicláveis acabam tendo seu destino final o aterro sanitário. Por que isso acontece?
Primeiramente devemos lembrar que uma cooperativa é uma empresa. Trabalham para obter lucros e poder manter seus cooperados, pagar aluguel, energia e tudo aquilo que envolve despesas dentro de uma empresa. Apesar de muitas cooperativas contarem com ajudas de custo de prefeituras e outras empresas, obter lucro nessa comercialização com os recicláveis garante a estrutura e futuras ampliações gerando mais empregos e reduzindo o que vai para aterros. Assim sendo, tudo que não gera lucro, não são aceitos por essas cooperativas. Mesmo sendo recicláveis.
Mas por que os resíduos vão parar no aterro e não na comercialização?
Quando separamos nossos resíduos, precisamos entender como o processo funciona ao chegar à cooperativa. Bem vamos tentar entender... Ao chegar às empresas de recicláveis, este material misturado é depositado em uma esteira ou mesas, onde será feito uma triagem manual fazendo a separação. Nesse processo, muitas coisas acabam não sendo separadas pela dificuldade e passa a ser descartado como refugo, que será destinado ao aterro.

Ex.: Ao depositar tampinhas plásticas, lacres de alumínio, pequenos objetos, entre outros materiais, dificulta sua separação na triagem e acabam sendo descartados. Um absurdo né? Mas é assim que funciona. Sem falar que objetos recicláveis com restos de produtos, acabam sendo também descartados. Por isso cuidar corretamente dessa separação em casa é extremamente importante se você se preocupa com o destino final. Uma dica simples que pode melhorar e ajudar é separar em recipientes exclusivos os objetos menores. Tipo separar tampinhas, lacres, etc... e destinar quando houver uma quantidade maior ou até mesmo não tirando a tampa e lacres dos recipientes originais. Pequenas atitudes como essa, ajudaram mais materiais serem reaproveitados e não tenha seu destino o aterro. Não se esqueça de usar 100% dos produtos dos recipientes. Quando terminar, passe uma água para tirar o excesso que restou.

Lembre-se. Quem separa seus resíduos quer que sejam reaproveitados e não vá parar no aterro. Melhorar a separação em nossas casas, garantimos esse reaproveitamento.
Cobre da sua cooperativa, uma lista de tudo que aceitam e de qual forma gostariam de receber os materiais para um melhor aproveitamento. Não é só no lucro das cooperativas que estamos pensando. Esse material que tem como destino o aterro será enterrado, não reaproveitado e além de tudo, ficará mais de 30 anos gerando contaminação e emitindo gases poluentes e isso não queremos né?
Com essa lista na mão, busque diminuir tudo que não tem destino correto. Assim, contribuirá para que empresas e indústrias busquem mais soluções para manter seus lucros e repensando suas embalagens.
Recicle, composte, reduza, reaproveite. Não aceite e Recuse tudo que não for reciclável.
Você é a mudança que quer no MUNDO.
Comments